Dicas de segurança para festas de fim de ano

Dicas de segurança para festas de fim de ano

dicas de segurança para festas de fim de ano

dicas de segurança para festas de fim de anoConfira dicas de segurança para suas festas de fim de ano: Natal e Reveillon!

No Natal e Ano Novo temos o prazer de compartilhar a companhia das pessoas que amamos. As festas nessas datas já são mais que tradicionais, sempre marcadas por muita alegria! Por isso é muito importante se atentar para algumas dicas de segurança as quais garantem sua tranquilidade, de sua família e de seus amigos durante as festas e comemorações.

Leia também:
“Seguro residencial para danos elétricos é o mais utilizado”

Neste artigo você confere dicas de segurança para suas festas de fim de ano, com foco na proteção das pessoas e seus bens. Se tiver dúvidas escreva nos comentários. Escreva também suas opiniões e relatos – elas podem ajudar outros leitores!

Dicas de segurança para o Natal

No Natal os maiores riscos estão relacionados a curtos circuitos (que podem causar incêndios), assaltos à residência e furtos durante compras. Abaixo você confere dicas de como evitar cada uma dessas situações.

Cuidados com as luzes

No Natal um dos maiores riscos é o de pequenos e grandes incêndios decorrentes de curto circuitos nas luzes de Natal, que muitas vezes não são instaladas com os devidos cuidados. Alguns cuidados básicos eliminam o risco de incêndios e acidentes.

  1. Nunca desligue as tomadas puxando pelo fio
  2. Evite deixar as instalações elétricas expostas a chuvas e alagamentos
  3. Não deixe a fiação ao alcance de crianças
  4. Não instale luzes ou lâmpadas decorativas em grades pontiagudas
  5. No caso de fachadas iluminadas, verifique a proximidade com as redes de energia, pois em caso de ventos e chuvas fortes as luzes podem encostar na rede elétrica e causar curto circuito
  6. Não utilize velas próximas às decorações de Natal, como árvore e outros enfeites, pois aumenta muito o risco de incêndio
  7. Desligue sempre as luzes quando for dormir ou sair de casa.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar

Cuidados com risco de assaltos à residência

Tanto no Natal quanto no Ano Novo os riscos de assaltos à residência aumentam, principalmente naquelas residências que ficam vazias quando a família viaja. As ocorrências de roubos e furtos às casas deixadas sozinhas aumentam muito nessa época do ano, por isso não deixe de conferir as dicas abaixo:

  1. Faça seguro de sua residência: a maior garantia é sempre o seguro, pois por mais que nos previnamos nem sempre temos total controle sobre a situação. O seguro protegerá seus bens mesmo nessas situações inevitáveis. Para fazer a cotação do seu seguro residencial clique aqui!
  2. Se tiver sistema de alarme e anti-furto, não se esqueça de ligá-los antes de deixar a residência. Na correria muitas pessoas esquecem de ligar o sistema de segurança.
  3. Peça a um vizinho de confiança para, durante os dias em que você estiver fora, recolher os jornais e correspondências que possam acumular em sua porta. Acúmulo de correspondências pode atrair atenção de bandidos, que deduziram não haver ninguém em casa.
  4. Feche cortinas e janelas. Nos locais onde há maior visibilidade do interior da casa, procure deixar uma luz acesa, pois aumenta a chance de movimentações estranhas serem percebidas pelos vizinhos.
  5. Em caso de condomínios, evite dizer a funcionários do condomínio as datas em que viajará e retornará.

Cuidados com furtos e roubos durante as compras

Outro risco que aumenta muito durante o Natal é de furtos e roubos durante as compras de presente, supermercado etc. Grande parte disso ocorre porque os ladrões sabem que as pessoas estão andando com bastante dinheiro e, geralmente, mais desatentas que de costume. As dicas abaixo ajudam a evitar essas situações indesejadas:

  1. Procure não fazer compras sozinho, pois é mais seguro.
  2. Não carregue consigo grandes quantidade de dinheiro e cartões de crédito, sempre que puder.
  3. Procure carregar muitos pacotes e sacolas que ocupem as duas mãos.
  4. Bolsa devem ser levadas junto ao corpo e carteiras em bolso de lado ou da frente.
  5. Quando estiver andando na rua, principalmente em centros de turismo, evite carregar itens que chamem a atenção como relógios, correntinhas, anéis e jóias em geral e bolsas ou mochilas de grife.
  6. Se estiver sendo seguido, atravesse a rua, entre em um estabelecimento movimentado e busque ajuda.
  7. Procure carregar somente Carteira de Identidade, para em caso de roubo/furto ter menos dores de cabeça.
  8. Quando tirar dinheiro no banco, não conte o dinheiro em público e o guarde em um local discreto.
  9. Em ruas desertas vite atravessar esquinas ao lado de muros – prefira sempre o centro das rua, onde há maior visibilidade.
  10. Evite que seus idosos andem sozinhos em centros movimentados.
  11. Em viagens de ônibus: procure colocar sua bagagem no bagageiro ao do lado oposto ao seu assento, tendo mais visibilidade. Fique atento às escalas para que não levem sua bagagem e desconfie de pessoas que insistam demais em ajudá-lo com a bagagem.
  12. Não reaja a assaltos. Caso ocorre, acione imediatamente o 190.

Fonte: Polícia Militar

Dicas de segurança para o Reveillon

No Reveillon os maiores riscos estão relacionados a assalto a residência e aos fogos de artifício. Sobre o risco de assalto à residência, siga as dicas acima mencionadas e faça um seguro residencial. 

Cuidados com fogos de artifício

Os fogos de artifício são uma das maiores tradições da virada de ano novo! Reveillon sem fogos não é Reveillon. Mas não custa tomar cuidados básicos na hora de soltar os fogos, evitando acidentes.

  1. Compre fogos de artifício somente de lojas especializadas.
  2. As lojas especializadas tem profissionais capacitados para instruí-lo o procedimento correto para soltar os fogos de artifício. Antes de soltar os fogos, procure sua orientação sobre como e onde soltar os fogos.
  3. Respeite o limite de idades que conta no produto. Não deixe crianças soltarem os fogos, pois além de colocar a própria criança em risco, também pode ocorrer de a criança não controlar a trajetória dos fogos, podendo atingir outras pessoas.
  4. Quando for soltar os fogos pense também nas precauções: tenha em prontidão extintores de incêndio.
  5. Não solte fogos perto de combustíveis e automóveis. Procure área isoladas e descampadas.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar

Anote os telefones das emergências

Não vai precisar usar, mas sempre tenha anotado consigo os telefones das emergências. Confira abaixo!

  • 190 Polícia Militar
  • 192 ambulância
  • 193 Bombeiros
  • 197 Polícia Civil

Boas festas a todos!

Com cuidado não tem como as festas de fim de ano não serem boas. A Skill Seguros deseja a todos um feliz Natal e próspero Ano Novo. Que as festas sejam sensacionais, cheias de alegria e guloseimas. E, principalmente, que possamos todos celebrar com muito amor e união!

Curta e compartilhe!

No comments

Leave a reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *