Seguro de automóvel: passo a passo de como funciona

Seguro de automóvel: passo a passo de como funciona

seguro de automóvel como funciona

seguro de automóvel como funcionaSaiba passo a passo como funciona o seguro de automóvel!

Quando a pessoa vai contratar o seguro de automóvel muitas dúvidas surgem. Para quem está fazendo o primeiro seguro, parece tudo muito nebuloso. Mesmo aqueles que já fazem seguro de seu carro há anos, hora ou outra tem novas dúvidas sobre o funcionamento desse serviço. Neste artigo explicaremos de maneira fácil como funciona o seguro de automóvel, mostrando os principais pontos que você não pode deixar de saber quando for fazer o seu próprio seguro de carro.

Confira nossas dicas e escreva suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Como funciona o seguro de automóvel
Passo a passo

É muito mais simples do que você imagina! Vamos começar desde os procedimentos mais banais até os mais complexos. Podemos dizer que, para o cliente, o seguro se divide em 5 passos primordiais: Cotação, Proposta, Pagamento, Apólice e Sinistro.

Vamos lá?

Passo nº 1: Cotação
Com quem fazer? Como escolher a melhor opção?

Na cotação você pedirá ao corretor de seguros diversos orçamentos de diferentes seguradoras. Geralmente nessa fase do seguro o cliente busca pelo melhor preço, mas é preciso lembrar detalhes muito importantes pois o preço não é o único ponto importante da cotação.

Uma dica importantíssima é que, ao comparar preços, você sempre deve observar se o perfil e as coberturas dos seguros são iguais nos diferentes cálculos. Muitas pessoas optam imediatamente pelas opções mais baratas, mas não percebem que o preço menor decorre de coberturas diferentes da que procura ou de erros no perfil. Se você não sabe o que são coberturas e perfil no seguro, leia abaixo.

O que são “coberturas” no seguro de automóvel?

No dia à dia do trânsito nosso veículo está sujeito a diversos tipos de riscos: podemos colidir com outro automóvel ou sofrer uma colisão, podemos acidentalmente causar danos materiais, corporais ou morais a terceiros, podemos sofrer danos mais simples (e nem por isso menos chatos!) como quebra de espelhos e retrovisores etc. As coberturas do seguro de automóvel definem quais desses riscos serão indenizados pela seguradora caso ocorram.

Cada cobertura pode ser escolhida conforme sua necessidade, por isso, na cotação do seguro não olhe apenas os preços: sempre observe as coberturas e verifique se atendem suas reais necessidades.

O que é perfil no seguro de automóvel?

O “perfil” no seguro do automóvel se refere às características do principal condutor do veículo: qual sua faixa etária, sexo, CEP de circulação etc. Essas informações devem sempre ser corretas e atualizadas no seguro, pois caso o perfil esteja errado o seguro poderá não cobrir as coberturas contratadas.

Por isso, na hora da cotação do seguro, confira sempre o perfil a fim de verificar se não há erros que possam comprometer sua cobertura.

Passo nº 2: Proposta
Quem faz a proposta do seguro de automóvel: eu ou meu corretor?

Uma vez avaliadas todas as cotações, você escolherá aquela que melhor lhe atende. Seu corretor de seguros deverá fazer uma proposta e transmitir à seguradora. A única participação do cliente nesse processo de efetivação da proposta do seguro está na assinatura, todo o resto cabe ao corretor.

No momento da assinatura dê mais uma checada nas informações, pois serão as informações da proposta que valerão para todo o seguro. Uma vez assinada, e proposta serve como contrato entre o cliente e a seguradora e garante a cobertura do seu veículo até a emissão da apólice (veremos abaixo).

Passo nº 3: Pagamento
E se eu esquecer o pagamento do meu seguro de automóvel?

Na proposta do seguro constará a forma de pagamento escolhida por você. Fique atento à essa informação, principalmente em relação à data de pagamento. O não pagamento da parcela do seguro implicará em cancelamento do seguro e, com isso, seu carro ficará sem cobertura. Se você esquecer de pagar o seguro, procure imediatamente sua corretora para encaminhar os procedimentos necessários para regularização do seu seguro de automóvel.

Passo nº 4: Apólice
Qual a diferença entre uma “apólice” e uma “proposta” no seguro de automóvel?

A última etapa para o cliente no seguro de automóvel é a emissão da apólice. A apólice é o documento que garante que seu seguro foi efetivado e que as coberturas estão garantidas. A apólice é emitida pela seguradora e, geralmente, enviada para o cliente pelo correio ou e-mail.

A diferença entre a “apólice” e a “proposta” no seguro é que a apólice garante que seu seguro foi aceito pela seguradora, enquanto a proposta (como o próprio nome já diz) não dá essa garantia. Quando a proposta é transmitida à seguradora, esta tem até 15 dias para aceitar ou recusar o seguro. Durante esse período de avaliação da seguradora, o cliente terá cobertura normalmente.

Passo nº 5: Sinistro
E se houver sinistro durante o seguro? Como funciona?

No fundo, todo mundo torce para não precisar usar o seguro. Mas caso precisar usar o seguro, o primeiro passo será abrir um protocolo de sinistro na seguradora. Serão exigidas algumas documentações, como B.O., cópia de documentos pessoais e do veículo etc. Nesse caso, peça instruções a seu corretor. A Skill Seguros, por exemplo, tem departamento de sinistro especializado para encaminhar todos esses procedimentos para você, lhe garantindo maior agilidade e conforto.

Peça sempre instrução de um corretor de seguros profissional

As dicas e informações acima ajudarão você durante todo o processo de contratação do seguro, mas vale ressaltar a dica primordial: sempre que for fazer um seguro, procure um corretor de seguros profissional. O corretor de seguros é capacitado para instruí-lo e também garantir seus direitos diante da seguradora. Na Skill Seguros temos departamentos especializados para atendê-los em cada etapa, com pessoal especializado na área de vendas, pós-venda e sinistro.

Peça já sua cotação de seguro! Preencha abaixo ou nos contate!
skill@skillseguros.com.br
(19) 3255 3355

Nome*

CPF*

E-mail*

(DDD) Telefone*

(DDD) Celular

Seguro novo ou renovação?
 Novo Renovação

Modelo do automóvel

Já é cliente da Skill Seguros?
 Sim Não

Curta e compartilhe!

No comments

Leave a reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *