Seguro de carro: como é calculado preço do meu seguro?

Seguro de carro: como é calculado preço do meu seguro?

seguro de carro - como é calculado o preço do meu seguro de carro

como é calculado o preço de automóvelAprenda como é calculado o preço do seu seguro de carro!

Quando você está cotando seu seguro de automóvel, recebe diversas opções de preços, coberturas e seguradoras. Nessas horas, alguma vez você já se perguntou como é calculado o preço do seguro de carro? Neste artigo você aprenderá, em linhas gerais, como é definido o preço de seguro e como suas informações e de seu veículo podem influenciar esse preço.

Confira e escreva suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Leia também:
“Seguro de carro em caso de perda total: como funciona?”
“Franquia no seguro de automóvel é sempre obrigatória?”
“Qual o seguro de carro mais barato?”

Lição nº 1: seguro é precificado pelo risco

Antes de começarmos a explicar os itens que mais influenciam o preço do seguro, é preciso que você entenda em linhas gerais o que é o seguro.

O seguro de carro tem por finalidade protegê-lo de diversos riscos do dia a dia no trânsito, como por exemplo roubo, colisões, danos a terceiros, enchentes etc. O seguro serve como uma “garantia” caso algum desses eventos indesejados ocorra com seu veículo.

Como o seguro é uma proteção contra o risco, será o “tamanho” desse mesmo risco que definirá o preço do seguro. De maneira geral, nós dizemos que o seguro é precificado pelo risco. Quando maior o risco, maior o preço do seguro de automóvel.

Todos os dados solicitados para fazer uma cotação de seguro tem o intuito de calcular esse risco e assim pode definir o preço do seguro.

A tríade do preço do seguro de carro: Perfil, Veículo e Bônus

Agora que você já sabe que o preço do seguro é calculado a partir do risco, ficará mais fácil entender os três fatores que mais influenciam no preço do seu seguro de carro. Abaixo tratamos de cada um deles.

  • Perfil do principal condutor do veículo segurado

Sempre que você vai fazer um seguro de carro, o corretor fará diversas perguntas a respeito do principal condutor do veículo. Isso ocorre porque o perfil de quem dirige influencia diretamente no tamanho do risco.

As seguradoras tem acesso a imensos bancos de dados, próprios e de agências de pesquisa, que ajudam a definir quais os perfis de maior risco. Por exemplo: Homens solteiros menores de 23 anos são o grupo de maior risco, pois segundo dados levantados pela seguradora pessoas desse perfil tendem, em média, a se envolverem mais em colisões no trânsito. Já pessoas mais idosas e casadas terão um risco considerado menor, pois em média estão envolvidas em menos acidentes de trânsito.

No perfil os fatores que mais influenciam o preço são: sexo, faixa etária, estado civil, CEP de circulação, tipo de utilização que faz do veículo (para quê você usa o carro diariamente), entre outros.

  • Especificações do veículo segurado

A marca e modelo do veículo influenciam diretamente no preço do seguro por duas razões: 1) determinam quão visado o carro é para roubo/furto e 2) se a reposição de peças é viável ou não.

A começar pelo roubo, todo mês é disponibilizado o índice de roubo e furto de veículos. Através deste índice é possível identificar se um carro é muito ou pouco visado e, desta maneira, saber se o risco é maior ou menor. Se o carro tem alto índice de roubo, significa que seu risco e maior e por isso o seguro encarecerá.

A viabilidade de reposição de peças do veículo também influencia bastante o preço do seguro. Quando você usa o seguro para consertar seu carro, a seguradora é obrigada a arrumá-lo usando peças originais de fábrica. Se o carro é muito antigo ou tem problemas de fornecimento de peça pelo fabricante, isso encarecerá o seguro.

  • Bônus e condições de renovação

Quando você vai renovar seu seguro, são feitas algumas perguntas sobre a condição dessa renovação. Se ao longo do ano do seu seguro você nunca teve que usá-lo, você ganha uma classe de bônus que serve como desconto. Se você teve sinistros ao longo do ano do seu seguro e precisou usá-lo, você perde essa classe de bônus e tem a cotação do seu seguro ligeiramente agravada, aumentando o preço.

As classes de bônus são cumulativas, então ao longos dos anos se você não usar o seguro, isso se converterá em descontos na renovação.

Cada seguradora tem diferentes formas de precificar

Apesar de os fatores acima serem alguns dos principais elementos a determinar o preço do seu seguro de carro, vale ressaltar que cada seguradora trabalha de uma forma. A precificação do seguro é feita através de diversos cálculos que atribuem diferentes pesos a cada um dos riscos de perfil e do veículo, por isso o preço varia de seguradora para seguradora.

Peça já cotação do seu seguro de carro! Preencha abaixo ou nos contate!

skill@skillseguros.com.br
(19) 3255 3355

Nome*

CPF*

E-mail*

(DDD) Telefone*

(DDD) Celular

Seguro novo ou renovação?
 Novo Renovação

Modelo do automóvel

Já é cliente da Skill Seguros?
 Sim Não

Curta e compartilhe!

No comments

Leave a reply

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *